Periferias – Guilherme Simões Pereira (Secretário Nacional de Periferias – Min. das Cidades) – 18/04/24

18/04/2024, às 16:00
Local: Auditório FAUUSP

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) receberá, no próximo dia 18/04, quinta-feira, às 16h00, o atual Secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões Pereira para uma exposição seguida de debate sobre os territórios periféricos do Brasil. Proposto em conjunto com os docentes da disciplina “Planejamento: estruturas”, o evento faz parte das atividades de início de semestre, é público e aberto a todos os interessados.

Guilherme Simões, nascido no Grajau, região sul da capital São Paulo, é cientista social, mestre em serviço social, professor, educador popular, militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, co-fundador do Movimento Negro Raíz da Liberdade e do Cursinho Popular Tereza de Benguela. Em janeiro de 2023 foi nomeado Secretário Nacional da recém criada Secretaria Nacional de Periferias (SNP), no Ministério das Cidades, que tem como competência formular, articular e propor políticas de Estado, integradas e transversais, para intervenção nos territórios periféricos de todo Brasil, buscando a redução das desigualdades sócio espaciais. Durante a conversa, Guilherme apresentará alguns dos trabalhos e esforços recentes realizados pela SNP ao longo do seu primeiro ano de atividade.
Após apresentação dos trabalhos recentes da SNP, os professores Tiarajú D’Andrea (IC-UNIFESP) e Mariana Fix (FAU-USP) serão convidados a debater e comentar algumas das leituras e concepções sobre a periferia presentes na interdisciplinaridade dos campos dos estudos urbanos, da arquitetura e do urbanismo, do planejamento e das ciências sociais. Os trabalhos contarão com a mediação do professor André Dal’Bó (FAU-USP).
 


Citar este post
Nilton Ken Ota (2024, 18 Abril). Periferias – Guilherme Simões Pereira (Secretário Nacional de Periferias – Min. das Cidades) – 18/04/24. Rede Interdisciplinar de Pesquisadores - USP. Recuperado em 12 de Junho de 2024, de https://doi.org/10.58079/w8qi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.